O que é teor alcoólico da cerveja artesanal?

O teor alcoólico da cerveja é uma medida da quantidade de álcool presente na bebida. Ele é expresso em percentagem de volume de álcool em relação ao volume total da cerveja. Ou seja, se uma cerveja tem 5% de teor alcoólico, isso significa que 5% do volume total da bebida é álcool.

O teor alcoólico da cerveja pode variar bastante, desde cervejas leves e refrescantes, com teor alcoólico abaixo de 4%, até cervejas fortes e encorpadas, com teor alcoólico acima de 10%.

Para os apreciadores de cerveja artesanal, o teor alcoólico é especialmente importante, já que as cervejas artesanais costumam ter teores alcoólicos mais elevados do que as cervejas comerciais. Isso porque elas buscam criar cervejas com sabores complexos e intensos, e o teor alcoólico pode contribuir para isso.

No entanto, é importante lembrar que o teor alcoólico não é o único fator que influencia o sabor da cerveja. A escolha dos ingredientes, o processo de produção e o armazenamento também são fundamentais para a qualidade da cerveja.

Como surge o teor alcoólico da cerveja artesanal?

Há diversas etapas na fabricação de uma cerveja (moagem, mosturação, fervura, fermentação, maturação e envase). A etapa responsável pelo teor alcoólico da cerveja artesanal é a fermentação. O que vai definir o teor alcoólico neste processo é a quantidade de açúcar no mosto, ou seja, quanto mais açúcar, mais alcoólica será a sua cerveja.

O malte é o ingrediente principal da cerveja, e é obtido a partir de grãos de cevada que são germinados e depois secos. Durante o processo de secagem, os grãos são aquecidos, o que libera açúcares que serão fermentados pela levedura.

O teor alcoólico da cerveja é determinado pelo grau de fermentação dos açúcares presentes no malte. Quanto mais açúcares forem fermentados, maior será o teor alcoólico da cerveja. Isso significa que a quantidade de malte utilizada na receita e o tempo de fermentação são os principais fatores que influenciam o teor alcoólico da cerveja.

Os cervejeiros artesanais costumam utilizar mais malte em suas receitas do que os produtores de cerveja em larga escala. Isso porque o malte é o ingrediente que confere sabor e corpo à cerveja, além de ser responsável pela geração de açúcares para fermentação. Quanto mais malte for utilizado, maior será a quantidade de açúcares disponíveis para fermentação, o que resultará em um teor alcoólico mais elevado.

Além disso, os cervejeiros artesanais costumam usar leveduras especiais em suas receitas, o que também pode influenciar o teor alcoólico da cerveja. Algumas leveduras são mais eficientes na fermentação dos açúcares do que outras, o que pode resultar em um teor alcoólico mais elevado.

Por fim, o tempo de fermentação também pode influenciar o teor alcoólico da cerveja. Quanto mais tempo a cerveja fermentar, mais açúcares serão consumidos pela levedura e maior será o teor alcoólico.

O teor alcoólico da cerveja é uma das características mais importantes, e é uma medida da quantidade de álcool presente em cada porção. O teor alcoólico da cerveja artesanal varia bastante, dependendo do estilo de cerveja produzido e da receita utilizada. Enquanto algumas cervejas artesanais têm teores alcoólicos baixos, outras podem ter teores bem elevados.

Mas que açúcar da cerveja é esse?

Para explicar melhor a respeito, não podemos deixar de falar do malte, que além de dar sabor, corpo, aroma e cor à cerveja, também é importantíssimo durante o processo de produção, pois ele possui amido. A enzima quebra o amido em açúcar, e a levedura presente no processo de fermentação metaboliza o açúcar em álcool. Ou seja: O malte é a fonte do açúcar! E consequentemente, importantíssimo para a formação do teor alcoólico.

O malte também define características sensoriais na cerveja, como a cor e o corpo. Por isso, para cada cerveja há diferentes tipos de malte. Para cervejas ale (alta fermentação), há maltes mais indicados, um deles é o malte Pale Ale. Para cervejas mais claras, um exemplo é o malte Pilsen. 

Então, graças a um dos componentes da cerveja, responsável por tantas competências durante o processo, podemos apreciar um universo de estilos diferentes. Por isso, o malte foi eleito a funcionário do mês pelos nossos editores do blog. Saúde! 

A influência do teor alcoólico na cerveja artesanal

O teor alcoólico da cerveja artesanal pode afetar o sabor, o aroma e a textura da cerveja. Cervejas com teores alcoólicos mais elevados tendem a ter sabores mais intensos e intensificam o aroma da cerveja. Além disso, cervejas com teores alcoólicos mais elevados tendem a ser mais espessas e têm uma textura mais suave. Cervejas com teores alcoólicos mais elevados costumam ser mais encorpadas e apresentar sabores mais intensos. Isso ocorre porque o álcool age como um solvente, extraindo mais sabores dos grãos de malte e do lúpulo.

Além disso, o teor alcoólico também pode influenciar a sensação de aquecimento na garganta, que muitas pessoas associam à cerveja. Cervejas com teores alcoólicos mais elevados tendem a proporcionar uma sensação de calor no corpo, especialmente quando consumidas em quantidades maiores.

Outro aspecto que deve ser considerado é o fator de equilíbrio entre o teor alcoólico e o sabor da cerveja. Cervejas com teores alcoólicos muito elevados podem ter sabores desagradáveis, como um forte sabor de álcool ou um gosto muito doce. Por isso, é importante que o cervejeiro encontre um equilíbrio entre o teor alcoólico e os demais sabores da cerveja.

O teor alcoólico também pode afetar a forma como a cerveja é consumida. Cervejas com teores alcoólicos mais elevados tendem a ser bebidas em pequenas porções, enquanto cervejas com teores alcoólicos mais baixos podem ser consumidas em grandes quantidades.

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.

Estilos de Cerveja Artesanal CAMPINAS

Conheça mais sobre o que é teor alcoólico

Levando em consideração dois extremos: A nossa Matrioska (Imperial Stout) possui 11% ABV (Alcohol by Vol.), sendo considerada uma cerveja com teor alcoólico alto da CAMPINAS, o maior, no caso. Já a CAMPINAS Pilsen, que é uma German Pilsen de 4,7% ABV, pode-se dizer que é uma cerveja com menor quantidade de açúcar durante o processo.

Ao comparar uma Pilsen e uma Matrioska, é possível sentir a diferença entre elas até mesmo antes de prová-las. O próprio aroma já nos permite deduzir aproximadamente qual é o teor alcoólico da cerveja em questão. Importante saber como o seu organismo reage a cervejas mais alcoólicas, lembrando que as características físicas de cada um (peso, idade, entre outros fatores) influenciam diretamente no nível que o álcool reage no corpo. 

O teor alcoólico da cerveja artesanal varia de acordo com o estilo de cerveja produzido. Algumas cervejas artesanais são de baixa graduação alcoólica, enquanto outras são produzidas com uma graduação alcoólica mais elevada. O teor alcoólico da cerveja artesanal é determinado pelo tempo de fermentação e pela quantidade de açúcares presentes no mosto. Além disso, a adição de certos ingredientes, como mel ou frutas, pode afetar o teor alcoólico da cerveja artesanal.

Se você está procurando cervejas com teores alcoólicos mais elevados, as cervejas belgas são uma boa opção. As cervejas belgas são conhecidas por serem fortes e complexas, com teores alcoólicos que podem chegar a 12% ou mais.

Mas se você prefere cervejas mais leves e refrescantes, as cervejas pilsen são uma escolha popular. Essas cervejas costumam ter teores alcoólicos abaixo de 5%, o que as torna perfeitas para beber em dias quentes ou para acompanhar refeições leves.

Tabela de teor alcoólico de cerveja

Quanto de álcool tem a cerveja? A cerveja artesanal é conhecida por oferecer uma grande variedade de estilos e receitas, cada um com seus próprios teores alcoólicos únicos.

A tabela de teor alcoólico de cerveja artesanal é uma ferramenta indispensável para os consumidores que buscam uma experiência singular. Essa tabela de teor alcoólico permite que você identifique rapidamente a quantidade de álcool presente em cada garrafa ou lata, tornando mais fácil escolher a cerveja que melhor atenda às suas necessidades.

Para aqueles que desejam saborear uma cerveja mais leve, as opções com teor alcoólico mais baixo, geralmente abaixo de 4%, são as mais adequadas. Essas cervejas são perfeitas para uma tarde descontraída com amigos, ou para um dia quente na praia.

Por outro lado, se você está procurando por uma experiência mais intensa, as cervejas com teor alcoólico mais alto, que geralmente variam entre 7% e 10%, são ideais. Essas cervejas são perfeitas para degustações prolongadas, uma noite de encontro ou para momentos de celebração.

Abaixo, apresentamos uma tabela de teor alcoólico com as principais graduações alcoólicas para os estilos de cerveja artesanal mais populares.

Tabela de teor alcoólico de cerveja

Estilo de cervejaTeor alcoólico médio
Pilsen4,0% a 5,5%
Lager4,0% a 6,0%
Ale Leve4,0% a 5,5%
Weizen4,5% a 5,5%
IPA (India Pale Ale) 5,0% a 7,5%
Sour4,0% a 7,0%
Stout5,0% a 8,0%
American Wheat4,0% a 5,5%
Belgian Ale5,0% a 9,0%
APA (American Pale Ale) 4,5% a 6,0%
Double IPA7,0% a 10,0%
Triple IPA8,0% a 10,0%
Barleywine8,0% a 12,0%
Belgian Tripel8,0% a 10,0%
Belgian Quadrupel10,0% a 14,0%
New England IPA6,0% a 7,0%

Como pode ser visto na tabela de teor alcoólico de cerveja acima, existe uma grande variedade de teores alcoólicos para os estilos de cerveja artesanal, que podem variar de 4% a 14%. Além disso, é importante destacar que as porcentagens listadas são as médias para cada estilo e que as receitas individuais podem ter teores alcoólicos ligeiramente diferentes. Fatores, como os ingredientes utilizados na produção da cerveja e o processo de fermentação, também podem influenciar no sabor e no teor alcoólico da cerveja.

Estilos de cerveja artesanal com teores alcoólicos variados

Existem vários estilos de cerveja artesanal com teores alcoólicos distintos, cada um com seus próprios sabores, aromas e texturas. Alguns estilos de cerveja artesanal com teores alcoólicos mais baixos incluem Pilsen, Lagers e Ales leves. Estes estilos são comumente consumidos em grandes quantidades devido ao seu teor alcoólico mais baixo.

Enfim, a cerveja artesanal é um universo fascinante, que conta com uma enorme variedade de estilos e sabores. Uma das características mais distintivas dos diferentes estilos de cerveja é o teor alcoólico, que pode variar bastante, desde cervejas leves e refrescantes até cervejas encorpadas e complexas, com teores alcoólicos elevados. Abaixo, vamos conhecer alguns estilos de cerveja artesanal com teores alcoólicos variados.

  1. Pilsen: A Pilsen é um dos estilos mais populares e apreciados de cerveja em todo o mundo. É uma cerveja leve e refrescante, com teor alcoólico geralmente entre 4% e 5%. Ela tem uma coloração clara e é caracterizada pelo sabor leve, equilibrado e refrescante, com um aroma suave de lúpulo.
  2. IPA: A India Pale Ale (IPA) é um estilo de cerveja artesanal que ganhou muita popularidade nos últimos anos. Ela é caracterizada por ser uma cerveja mais amarga e aromática, com teores alcoólicos geralmente entre 6% e 7%. A IPA é uma cerveja bastante intensa, com sabores fortes de lúpulo e um final amargo e seco.
  3. Stout: A Stout é um estilo de cerveja artesanal que tem origem na Inglaterra. Ela é caracterizada por ser uma cerveja escura, com um teor alcoólico geralmente entre 4% e 7%. A Stout tem um sabor forte e encorpado, com notas de café, chocolate e torrado.
  4. Barley Wine: O Barley Wine é um estilo de cerveja artesanal que tem um teor alcoólico bastante elevado, geralmente entre 8% e 12%. Ele é caracterizado por ser uma cerveja forte e encorpada, com um sabor doce e frutado. O Barley Wine é uma cerveja complexa e exige bastante atenção do consumidor.
  5. Tripel: A Tripel é um estilo de cerveja artesanal de origem belga, caracterizada por ser uma cerveja forte e encorpada, com um teor alcoólico geralmente entre 8% e 10%. Ela tem um sabor frutado e doce, com notas de especiarias e um final seco.

Esses são apenas alguns exemplos de estilos de cerveja artesanal com teores alcoólicos variados. É importante destacar que cada estilo de cerveja tem suas próprias características e sabores únicos, e que o teor alcoólico da cerveja é apenas uma delas. Na hora de escolher uma cerveja artesanal, é importante levar em consideração não apenas o teor alcoólico, mas também o sabor, o aroma e a textura da bebida, para escolher a cerveja perfeita para cada ocasião.

Quer saber mais sobre cerveja Lager e cerveja Ale leia este artigo.

Teor alcoólico de cerveja e o bafômetro

O consumo de bebida alcoólica e a direção de veículos é um tema muito sério e que gera grande preocupação por parte das autoridades de trânsito em todo o mundo. O teor alcoólico da cerveja é um dos principais fatores que determinam a concentração de álcool no sangue de uma pessoa e, consequentemente, o resultado de um teste do bafômetro. Então agora vamos falar um pouco mais sobre o álcool da cerveja e bafômetro.

O bafômetro é um aparelho utilizado pelas autoridades de trânsito para medir a concentração de álcool no sangue de um indivíduo. A concentração máxima permitida em muitos países é de 0,05 mg/L de ar expelido. O teor alcoólico da cerveja é um fator importante para determinar a concentração de álcool no sangue de uma pessoa, já que ele influencia diretamente a quantidade de álcool presente na bebida e, consequentemente, a quantidade de álcool que é absorvida pelo organismo.

Por exemplo, uma cerveja com teor alcoólico de 5% tem 50 ml de álcool por litro, o que significa que uma pessoa que consumir uma garrafa de 500 ml dessa cerveja irá ingerir 25 ml de álcool. Se considerarmos que o organismo humano metaboliza, em média, 10 ml de álcool por hora, essa pessoa terá álcool em seu organismo por pelo menos duas horas e meia após o consumo da cerveja.

É importante destacar que o teor alcoólico da cerveja não é o único fator que influencia a concentração de álcool no sangue de uma pessoa. O peso, o sexo, o tempo de ingestão e a quantidade de alimentos consumidos também têm papel importante na absorção do álcool pelo organismo e vai influenciar no teste do bafômetro.

No entanto, para evitar qualquer tipo de problema relacionado à concentração de álcool no sangue na hora do teste do bafômetro, é recomendável que as pessoas evitem consumir bebida alcoólica antes de dirigir. Se houver consumo, é importante esperar o tempo necessário para que o álcool seja eliminado do organismo antes de assumir a direção do veículo.

Tabela de tempo de eliminação de álcool nas cervejas artesanais da Cervejaria Campinas!

Quanto tempo em média até o organismo metabolizar?

Você já se perguntou quanto tempo o álcool de uma cerveja artesanal permanece em seu organismo? Muitas pessoas não sabem que o tempo de eliminação do álcool pode variar dependendo do tipo de cerveja e sua graduação alcoólica. Pensando nisso, a Cervejaria CAMPINAS criou uma tabela completa com o tempo de eliminação do álcool baseado no teor alcoólico para todas as suas cervejas artesanais. Dessa forma, os apreciadores de cerveja podem ter uma ideia mais precisa de quanto tempo leva para o álcool ser eliminado do corpo após o consumo, ajudando-os a planejar o consumo responsável e moderado de suas cervejas favoritas. Confira abaixo a tabela completa com o tempo de eliminação do álcool baseado no teor alcoólico das cervejas artesanais da Cervejaria Campinas.

tempo de eliminação de álcool nas cervejas da Campinas

Estilo de cerveja da Cervejaria CAMPINASTeor alcoólicoQuantidade de álcool em 500 mlTempo que o organismo elimina o álcool
German Pilsen4,7%23,5 ml2 horas e 20 minutos
Legionária – German Weizen5,5%27,5 ml2 horas e 45 minutos
Andarilha – English Oatmeal Stout6,0%30 ml3 horas
American Hop Lager5,1%25,5 ml2 horas e 33 minutos
American Wheat5,0%25 ml2 horas e 30 minutos
American Amber Ale5,3%26,5 ml2 horas e 39 minutos
Forasteira – American IPA6,4%32 ml3 horas e 12 minutos
ESB5,7%28,5 ml2 horas e 51 minutos
Eldorado Punch IPA7,5%37,5 ml3 horas e 45 minutos
Tank – Double IPA8,5%42,5 ml
4 horas e 15 minutos
Silvestre Sour4,0%20 ml2 horas
Too Much Gose5,0%25 ml2 horas e 30 minutos
IPA Todo Dia – Session IPA4,4%22 ml2 horas e 12 minutos
Dos Toros – Double Amber Ale7,3%36,5 ml3 horas e 39 minutos
9Nine Tan – Triple IPA9,1%45,5 ml4 horas e 33 minutos
Matrioska – Russian Imperial Stout11%55 ml5 horas e 30 minutos
Videnz – Hazy IPA6,3%31,5 ml3 horas e 9 minutos
Azzapa – Apa (American Pale Ale)5,2%26 ml2 horas e 36 minutos
IPA Zero0,4%< 2 mlnão detectável

Importante: esses cálculos são apenas uma estimativa e podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como peso, sexo, idade, alimentação, entre outros.

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.
-> Conheça nossa loja virtual

estilos premiados de cerveja artesanal

Você sabia que a história do teor alcoólico da cerveja artesanal está diretamente relacionada com a história da humanidade?

A história do teor alcoólico da cerveja artesanal é longa e complexa, que se estende por milhares de anos. A cerveja tem sido uma das bebidas mais populares em todo o mundo desde os tempos antigos, e sua popularidade só cresceu com o passar dos anos.

No entanto, antes do desenvolvimento da tecnologia moderna, era difícil controlar o teor alcoólico da cerveja artesanal. Os antigos egípcios, por exemplo, faziam cerveja com grãos fermentados, mas não tinham a capacidade de medir a concentração de álcool. Na época, a cerveja era considerada uma bebida sagrada e era frequentemente usada em rituais religiosos.

Com o passar dos anos, outros povos também começaram a aprender a como se produz cerveja, e técnicas mais avançadas foram desenvolvidas. Na Idade Média, os monges católicos eram famosos por produzir cervejas artesanais em seus mosteiros. Eles tinham a habilidade de controlar o teor alcoólico da cerveja, além de acrescentar outros ingredientes, como lúpulo, que melhoravam o sabor e o aroma da bebida.

No século XVIII, um cientista sueco chamado Torbern Bergman inventou um método para medir o teor alcoólico da cerveja. Ele descobriu que, ao colocar a cerveja em um tubo de vidro, a densidade da cerveja seria reduzida pela adição de álcool. Com isso, foi possível medir a quantidade de álcool na bebida com precisão.

A partir desse momento, os produtores de cerveja artesanal começaram a controlar o teor alcoólico de suas cervejas, criando variedades com diferentes concentrações de álcool. Com a evolução da tecnologia, novas ferramentas foram desenvolvidas para ajudar os produtores a controlar com precisão o teor alcoólico de suas cervejas.

Hoje em dia, é possível encontrar cervejas artesanais com teor alcoólico que variam de menos de 1% até mais de 20%, oferecendo uma variedade de opções para os amantes da cerveja. Mas o teor alcoólico não é o único fator a ser considerado na escolha de uma cerveja artesanal. A qualidade dos ingredientes, o método de produção, a região onde se produz cerveja e até mesmo a filosofia do produtor são todos fatores importantes a serem levados em consideração.

Agora se o que você procura é uma cerveja sem álcool …

Agora se o que você procura é uma cerveja sem álcool, a “IPA Zero” é uma cerveja da Cervejaria Campinas que foi desenvolvida para atender ao público que busca uma opção sem álcool, mas sem abrir mão do sabor. Com aroma cítrico e amargor marcante, essa cerveja apresenta notas frutadas e de lúpulo, criando uma experiência sensorial equilibrada e agradável para os consumidores que desejam uma cerveja sem álcool com personalidade.
Veja mais sobre a Campinas IPA Zero na Loja Virtual.

Que tal dar uma olhada em nosso site e ver o tema desse texto aplicado em nossos estilos? Acesse: https://www.cervejariacampinas.com.br/nossos_estilos

E se der vontade de comprar online na hora, acesse nossa loja virtual: https://loja.cervejariacampinas.com.br/

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades da CAMPINAS!