Que existem vários estilos de cerveja, isso você já sabe. Mas você sabe quais são os seus tipos, como elas surgiram e quais são as suas principais diferenças? Conheça um pouco mais sobre o mundo da cerveja artesanal, aprecie as suas histórias e todos os sabores que surpreendem o seu paladar.

Os principais tipos de cerveja

Hoje há uma divisão entre tipos de cerveja ou famílias de cerveja. E esse mundo é dividido basicamente em dois. Cervejas do Tipo/Família LAGER e Cervejas do Tipo/Família ALE.

Os mais entendedores dirão que têm as LAMBIC também, mas estas, segundo estudos, não são nem 5% do mercado mundial, portanto vamos focar nas Cervejas LAGER e ALE, e deixemos LAMBIC para uma próxima.

Cerveja Lager e o seu surgimento

Até o século XIV todas as cervejas eram do tipo ALE. Mas os mestres cervejeiros localizados na região da Baviera na Alemanha, passaram a fermentar as suas cervejas em cavernas nas montanhas, onde a temperatura era mais baixa. Essa diferença na temperatura influenciou na produção da cerveja, e, portanto, a levedura que estava em baixa temperatura de fermentação foi proeminente, resultando em uma cerveja com outras características: mais leve e clara, diferente das ALE produzidas até então. Assim, surgiu um novo tipo de cerveja: a Cerveja Lager.   

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.

estilos premiados de cerveja artesanal

As diferenças de produção entre Ale e Lager

As Cervejas Ale são de alta fermentação, pois fermentam em uma temperatura mais elevada, que varia entre 15 e 24 graus, e suas leveduras permanecem na parte superior do tanque.

Já as Cerveja Lager são o contrário: baixa temperatura de fermentação em relação as ALE, e as suas leveduras permanecem na parte inferior do tanque durante a fermentação. Sua temperatura de fermentação varia de 9 a 15 graus.

Temperatura de fermentação das cervejas tipo ALE- de 15 a 24 graus

Temperatura de fermentação das cervejas tipo LAGER – de 9 a 15 graus

Diferenças na temperatura de fermentação criam duas famílias distintas de cerveja, com vários estilos entre elas. Você sabe quais são os principais estilos de cada família?

Quais os principais estilos da família: Cerveja Lager e Cerveja Ale?

Dentro das famílias da Cerveja Lager e da Cerveja Ale temos uma grande quantidade de estilos registrados. Abaixo alguns exemplos dos estilos mais conhecidos:

Cerveja Lager: As Lagers são mais leves, refrescantes e menos alcoólicas. São exemplos dela: Pilsen, Bock, Helles, Dunkel, Lager, Premium, Vienna, Rauchbier e muitas outras.

Cerveja Ale: As Ales já são mais encorpadas, maltadas e mais alcoólica. São exemplos dela: Weizen (trigo), Amber Ale, Indian Pale Ale (IPA), Stout, ESB (English Strong Bitter), Porter, Pale Ale e várias outras.

-> Confira os endereços de nossas Tap Houses.

tap house cervejaria CAMPINAS

Mas, e as cervejas vendidas no Brasil, são o quê?

As cervejas comerciais de larga escala vendidas no Brasil são na verdade do ESTILO American Light Lager que contém uma quantidade muito grande de cereais não maltados como milho e arroz (no intuito principal de reduzir custo e ganhar estabilidade) e assim uma cerveja de baixo corpo e pouco complexa.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os principais tipos de cerveja e sabe as principais diferenças entre uma Cerveja Lager e uma Cerveja Ale, não se esqueça: independentemente do estilo, beba com moderação, mas nunca deixe de saborear uma boa cerveja artesanal. Saúde!

Ladir Almada Neto

Mestre em Gestão e Cervejeiro por paixão

Cervejaria CAMPINAS

www.cervejariacampinas.com.br