Que existem vários estilos de cerveja, isso você já sabe. Mas você sabe quais são os seus tipos, como elas surgiram e quais são as suas principais diferenças? Da leve Pilsner à intensa IPA: mergulhe no mundo da cerveja Lager e cerveja Ale e descubra seus estilos, sabores e aromas. Conheça um pouco mais sobre o mundo da cerveja artesanal, aprecie as suas histórias e todos os sabores que surpreendem o seu paladar.

Os principais tipos de cerveja

Hoje há uma divisão entre tipos de cerveja ou famílias de cerveja. E esse mundo é dividido basicamente em dois. Cervejas do Tipo/Família LAGER e Cervejas do Tipo/Família ALE.

Os mais entendedores dirão que têm as LAMBIC também, mas estas, segundo estudos, não são nem 5% do mercado mundial, portanto vamos focar nas Cervejas LAGER e ALE, e deixemos LAMBIC para uma próxima.

Existem diversos tipos de cervejas Lager e Ale, cada uma com suas características únicas de sabor, aroma e coloração. Entre as cervejas Lager, temos a Pilsner, que é uma cerveja clara, leve e refrescante, com um sabor equilibrado entre o amargo e o doce. Também temos a Bock, uma cerveja escura e maltada, com um sabor mais encorpado e um teor alcoólico mais elevado. Já entre as cervejas Ale, temos a Pale Ale, que é uma cerveja mais amarga, com um sabor cítrico e floral, e a India Pale Ale (IPA), uma cerveja com um amargor mais intenso e um sabor frutado e picante. Além desses, existem muitos outros estilos de cervejas Lager e Ale, cada uma com sua própria personalidade e características sensoriais.

As cervejas Lager e Ale são dois estilos diferentes de cerveja que podem apresentar IBUs diferentes. A cerveja Lager é produzida com leveduras de baixa fermentação, que trabalham em temperaturas mais baixas e resultam em uma cerveja mais leve e suave. As cervejas Lager geralmente apresentam um IBU baixo a moderado, com valores que variam de cerca de 10 a 30 IBUs.

Por outro lado, a cerveja Ale é produzida com leveduras de alta fermentação, que trabalham em temperaturas mais altas e resultam em uma cerveja com mais sabor e aroma. As cervejas Ale geralmente apresentam um IBU moderado a alto, com valores que variam de cerca de 30 a 100 IBUs ou mais. Algumas cervejas artesanais Ale são conhecidas por terem um IBU extremamente elevado, proporcionando um amargor muito intenso.

Cerveja Lager e o seu surgimento

A cerveja Lager é um dos estilos mais populares de cerveja em todo o mundo e é caracterizada por sua fermentação a baixa temperatura. Essa técnica de fermentação, juntamente com a utilização de leveduras específicas, resulta em uma cerveja com um sabor mais suave e uma menor produção de ésteres e outros compostos aromáticos. As cervejas Lager podem variar bastante em termos de cor, sabor e aroma, sendo a Pilsner uma das mais conhecidas e consumidas em todo o mundo. Além da Pilsner, existem diversas outras variações de cervejas Lager, como a Bock, Dunkel, Helles, Vienna Lager, Schwarzbier e Rauchbier. A família de cervejas Lager é muito popular em países como o Brasil e os Estados Unidos, e muitas cervejarias artesanais vêm apostando nesse tipo de cerveja para atrair consumidores que buscam uma bebida leve, refrescante e de qualidade.

O teor alcoólico das cervejas do tipo Lager pode variar bastante, mas geralmente fica entre 3% e 6%. Essa faixa de teor alcoólico mais baixo é uma das características que tornam essas cervejas mais leves e refrescantes, e as torna uma boa escolha para o consumo em grandes quantidades, especialmente em dias quentes ou acompanhando refeições mais leves.

Até o século XIV todas as cervejas eram do tipo ALE. Mas os mestres cervejeiros localizados na região da Baviera na Alemanha, passaram a fermentar as suas cervejas em cavernas nas montanhas, onde a temperatura era mais baixa. Essa diferença na temperatura influenciou na produção da cerveja, e, portanto, a levedura que estava em baixa temperatura de fermentação foi proeminente, resultando em uma cerveja com outras características: mais leve e clara, diferente das ALE produzidas até então. Assim, surgiu um novo tipo de cerveja: a Cerveja Lager.   

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.
-> Conheça nossa loja virtual

estilos premiados de cerveja artesanal

A cerveja Lager é produzida com leveduras que fermentam no fundo do mosto, diferentemente das Ale. Além disso, a cerveja Lager é armazenada por um período mais longo do que a Ale, o que permite que os sabores e aromas sejam mais refinados e equilibrados. A cerveja Lager é mais seca e tem um sabor mais suave do que as Ale, tornando-a mais adequada para o clima quente e para ser consumida em grandes quantidades.

Com o passar do tempo, a cerveja Lager se popularizou em todo o mundo e se tornou a cerveja mais consumida em países como Estados Unidos, Brasil e México. No entanto, a produção em larga escala de cervejas Lager resultou em uma perda de qualidade, já que muitas empresas usavam ingredientes de baixa qualidade e adicionavam conservantes e corantes para prolongar a validade da cerveja.

Felizmente, a cerveja artesanal veio para mudar esse cenário. A cerveja artesanal tem ganhado cada vez mais popularidade e está permitindo que os cervejeiros produzam cervejas de alta qualidade e com sabores e aromas únicos. A cerveja artesanal Lager é produzida com ingredientes de alta qualidade e sem adição de conservantes ou corantes, resultando em uma cerveja de sabor superior e muito mais saborosa do que as cervejas Lager produzidas em larga escala.

A História da Cerveja Ale: Do Passado à Cerveja Artesanal

A cerveja Ale é uma das famílias de cervejas mais antigas do mundo, e é caracterizada por sua fermentação em temperaturas mais altas e com leveduras que sobem para a superfície do líquido durante o processo de fermentação. Esse tipo de cerveja apresenta uma grande variedade de sabores, aromas e cores, dependendo dos ingredientes utilizados no processo de produção. Entre as cervejas Ale mais conhecidas estão a Pale Ale, a India Pale Ale (IPA), a Stout e a Brown Ale. As cervejas Ale são populares em muitos países, especialmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, e têm ganhado cada vez mais espaço entre os apreciadores de cervejas artesanais. A fermentação em temperatura mais alta permite que as leveduras produzam mais ésteres e outros compostos aromáticos, o que pode resultar em sabores mais complexos e interessantes. A família de cervejas tipo Ale é uma escolha ideal para quem busca uma cerveja com mais personalidade e complexidade de sabor.

O teor alcoólico das cervejas do tipo Ale pode variar bastante, mas geralmente é mais elevado que o das cervejas do tipo Lager, ficando entre 4% e 12%. Essa faixa de teor alcoólico mais alto é uma das características que tornam as cervejas Ale mais encorpadas e com sabores mais intensos, sendo apreciadas por muitos apreciadores de cerveja. Alguns estilos de cervejas Ale podem apresentar ainda teores alcoólicos mais elevados, como é o caso das Barley Wines, que podem chegar a 15% ou mais.

A cerveja Ale tem suas origens na Grã-Bretanha medieval. Nessa época, as cervejas eram produzidas com leveduras que fermentavam na superfície do mosto. Essas cervejas eram mais doces e tinham um sabor frutado e adocicado, e eram produzidas principalmente para consumo em épocas de calor.

a história da cerveja lager e cerveja ale artesanal

Com o passar do tempo, as cervejas Ale se popularizaram em todo o mundo e foram amplamente produzidas em países como Grã-Bretanha, Irlanda e Estados Unidos. No entanto, a produção em larga escala de cervejas Ale resultou em uma perda de qualidade, já que muitas empresas usavam ingredientes de baixa qualidade e adicionavam conservantes e corantes para prolongar a validade da cerveja.

Com a popularização da cerveja Lager na Alemanha, a produção de cervejas Ale diminuiu bastante. No entanto, a cerveja artesanal veio para mudar esse cenário. A cerveja artesanal tem ganhado cada vez mais popularidade e está permitindo que os cervejeiros produzam cervejas de alta qualidade e com sabores e aromas únicos. A cerveja artesanal Ale é produzida com ingredientes de alta qualidade e sem adição de conservantes ou corantes, resultando em uma cerveja de sabor superior e muito mais saborosa do que as cervejas Ale produzidas em larga escala.

As diferenças de produção entre Ale e Lager

A principal diferença de produção entre os tipos de cerveja Lager e Ale é o processo de fermentação. Enquanto as cervejas Lager são fermentadas em baixas temperaturas, geralmente entre 9°C e 15°C, as cervejas Ale são fermentadas em temperaturas mais altas, em torno de 15°C a 24°C. Além disso, as leveduras utilizadas na produção também são diferentes, sendo que as cervejas Lager geralmente usam leveduras de fermentação baixa, enquanto as cervejas Ale utilizam leveduras de fermentação alta. Essas diferenças no processo de produção afetam o sabor, aroma e aparência das cervejas, resultando em características distintas para cada tipo. As cervejas Lager tendem a ter um sabor mais suave, enquanto as cervejas Ale são mais complexas e apresentam sabores mais pronunciados.

As Cervejas Ale são de alta fermentação, pois fermentam em uma temperatura mais elevada, que varia entre 15 e 24 graus, e suas leveduras permanecem na parte superior do tanque.

Já as Cerveja Lager são o contrário: baixa temperatura de fermentação em relação as ALE, e as suas leveduras permanecem na parte inferior do tanque durante a fermentação. Sua temperatura de fermentação varia de 9 a 15 graus.

  • Temperatura de fermentação das cervejas tipo ALE– de 15 a 24 graus
  • Temperatura de fermentação das cervejas tipo LAGER – de 9 a 15 graus

Diferenças na temperatura de fermentação criam duas famílias distintas de cerveja, com vários estilos entre elas. Você sabe quais são os principais estilos de cada família?

Quais os principais estilos da família: Cerveja Lager e Cerveja Ale?

Dentro das famílias da Cerveja Lager e da Cerveja Ale temos uma grande quantidade de estilos registrados. Abaixo alguns exemplos dos estilos mais conhecidos:

Estilos de Cerveja Lager

As Lagers são mais leves, refrescantes e menos alcoólicas. São exemplos:

  1. Pilsen – é uma cerveja leve e refrescante, com um sabor suave e um aroma discreto. É uma das cervejas mais comuns encontradas no mundo, e é conhecida por sua claridade cristalina e cor dourada.
  2. Bock – é uma cerveja de inverno escura, com um sabor mais intenso e uma cor marrom escura. Possui um aroma suave de malte e é conhecida por sua densidade e sabor adocicado.
  3. Helles – é uma cerveja clara e refrescante, com um sabor suave e uma cor dourada. É uma cerveja fácil de beber, que é frequentemente encontrada em bares e restaurantes na Alemanha.
  4. Dunkel – é uma cerveja escura, com um sabor mais intenso e uma cor marrom escura. Possui um aroma de malte e é conhecida por seu sabor adocicado.
  5. Lager – é uma cerveja leve e refrescante, com um sabor suave e uma cor dourada. É uma das cervejas mais comuns encontradas no mundo, e é conhecida por sua claridade cristalina.
  6. Vienna – é uma cerveja de cor âmbar, com um sabor adocicado e um aroma de malte. É conhecida por sua doçura suave e sua textura macia.
  7. Rauchbier – é uma cerveja escura, com um sabor de fumaça e uma cor marrom escura. Possui um aroma de fumaça e é conhecida por seu sabor único e intenso.

Estilos de Cerveja Ale

As Ales já são mais encorpadas, maltadas e mais alcoólica. São exemplos:

  1. Weizen: Esta cerveja é produzida a partir de malte de trigo e é caracterizada por sua cor clara e sabor suave e refrescante. É geralmente servida com uma colher de espuma na parte superior, o que ajuda a equilibrar o sabor.
  2. Amber Ale: Amber Ales são conhecidas por seu sabor doce e suave, bem como por sua cor âmbar escura. Este estilo de cerveja é produzido a partir de maltes torrados, o que lhe dá seu sabor distinto e cor única.
  3. Indian Pale Ale (IPA): As IPAs são conhecidas por seu amargor pronunciado e sabor forte, resultante da adição de lúpulo adicional durante o processo de fabricação. Este estilo de cerveja é popular entre aqueles que procuram um sabor mais robusto e intenso.
  4. Stout: Stouts são cervejas escuras e densas, caracterizadas por seu sabor doce e tostado, devido à adição de maltes torrados e outros ingredientes. Este estilo de cerveja é frequentemente descrito como “robusto” e “envolvente”.
  5. Extra Special Bitter (ESB): As ESBs são cervejas amargas e de sabor mais forte, com uma cor âmbar e aroma de lúpulo. Este estilo de cerveja é frequentemente servido com um sabor mais intenso e amargo, o que o torna ideal para aqueles que procuram um sabor mais marcante.
  6. Porter: Porters são cervejas escuras e densas, com um sabor doce e tostado, resultante da adição de maltes torrados e outros ingredientes. Este estilo de cerveja é frequentemente descrito como “robusto” e “envolvente”.
  7. Brown Ale: As Brown Ales são cervejas de cor âmbar escura, com um sabor suave e doce, resultante da adição de maltes torrados e outros ingredientes. Este estilo de cerveja é frequentemente descrito como “equilibrado” e “saboroso”.
  8. Pale Ale: Este estilo é conhecido por sua cor clara e seu sabor equilibrado de lúpulo e malte. A Pale Ale é feita com malte pálido e é amarga devido ao uso generoso de lúpulo. O teor alcoólico da Pale Ale varia de moderado a alto, dependendo do estilo. A Pale Ale é uma boa escolha para aqueles que procuram uma cerveja refrescante e saborosa.
Conheça um pouco mais sobre a Amber Ale da Cervejaria CAMPINAS

-> Confira os endereços de nossas Tap Houses.
-> Conheça nossa loja virtual

tap house cervejaria CAMPINAS

Mas, e as cerveja Lager vendidas no Brasil, são o quê?

As cervejas comerciais de larga escala vendidas no Brasil são na verdade do ESTILO American Light Lager que contém uma quantidade muito grande de cereais não maltados como milho e arroz (no intuito principal de reduzir custo e ganhar estabilidade) e assim uma cerveja de baixo corpo e pouco complexa.

Nos últimos anos, o mercado de cervejas tipo Puro Malte tem crescido significativamente no Brasil. Essas cervejas são produzidas apenas com malte, água, lúpulo e levedura, sem a adição de outros cereais como arroz e milho. Os consumidores têm valorizado cada vez mais a qualidade dos ingredientes utilizados na produção da cerveja, o que tem impulsionado o crescimento do mercado para cervejas Puro Malte. Além disso, a expansão das cervejarias artesanais no país também tem contribuído para a popularização desses tipos de cerveja, que oferecem uma experiência sensorial mais rica e diversificada para os apreciadores de cerveja.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os principais tipos de cerveja e sabe as principais diferenças entre uma Cerveja Lager e uma Cerveja Ale, não se esqueça: independentemente do estilo, beba com moderação, mas nunca deixe de saborear uma boa cerveja artesanal. Saúde!

Ladir Almada Neto
Mestre em Gestão e Cervejeiro por paixão
Cervejaria CAMPINAS

www.cervejariacampinas.com.br

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades da CAMPINAS!