Tempo médio de leitura: 6 minutos

Aqui você vai encontrar:
– Mercado de cerveja artesanal
– Facilidade para encontrar cerveja artesanal
– O reconhecimento internacional da cerveja artesanal brasileira
– Os insumos para cerveja artesanal
– Como classificar uma cerveja como artesanal

Recentemente, um estudo da Mintel (Instituição de Pesquisas de Mercados e Negócios) divulgou que o Brasil é o segundo mercado de cervejas mais inovador do mundo. Afinal, o país está atrás apenas dos EUA, que deteve 17% dos lançamentos de cervejas artesanais, chegando a 9%. O resultado dessa pesquisa revela o quanto o mercado de cerveja artesanal está aquecido na última década e comprova a explosão de opções que temos tido, tanto em variedade de cervejas artesanais, quanto em estilos de cerveja, sabores e investimentos nesse setor.

A Califórnia concentra a maior quantidade de cervejarias artesanais dos Estados Unidos. Assim, a região da cidade de San Diego possui mais de 200 cervejarias artesanais que, juntas, consomem mais lúpulo do que o Brasil inteiro! Um número espantoso já que o Brasil está em constante expansão no seu mercado de cerveja artesanal e estamos próximos a 1.000 cervejarias em todo Brasil. Os números também mostram que 15% de toda a cerveja consumida nos Estados Unidos é cerveja artesanal, enquanto o Brasil ainda possui apenas 1% do volume de mercado.

Mais facilidade para encontrar uma cerveja artesanal

Mesmo o Brasil possuindo ainda apenas 1% do mercado em cerveja artesanal, deve ser fácil para você, consumidor, comprovar esse crescimento constante. Desse modo, quando você vai ao supermercado encontra muito mais opções de cerveja nas gôndolas, com estilos, sabores e valores bem diferenciados. Ou quando chega em bares que vendem cerveja artesanal também encontra uma diversidade de rótulos, seja em garrafas ou no chope. Isso demonstra que o mercado de cerveja artesanal vem se expandindo, abrindo espaço para que o consumidor conheça e aprecie novos sabores de cerveja.

Outras referências que confirmam o crescimento do mercado de cerveja artesanal são as feiras e festivais de cerveja cada vez mais frequentes e mais próximos das nossas casas. Anteriormente, existiam poucos eventos cervejeiros e muitos esperavam o ano todo pelo Festival Brasileiro de Cerveja de Blumenau, capital brasileira da cerveja. Agora, festivais menores aproximam o consumidor com o estilo artesanal que aos poucos, vem conquistando o paladar dos brasileiros.

-> Conheça nossa loja virtual

O reconhecimento internacional das nossas cervejas

Prêmios internacionais também têm sido entregues às cervejarias artesanais no Brasil, e os nossos produtos vêm ganhando destaque pelo mundo todo. O acesso à excelentes produtos para a fabricação, aliada a criatividade dos mestres cervejeiros durante a produção das cervejas artesanais, faz com que muitos estilos diferenciados sejam produzidos, e os resultados sejam sabores distintos que têm impactado de forma muito positiva os paladares dos amantes de cerveja. Tudo isso porque insumos de excelente qualidade ficaram mais acessíveis para a produção de diferentes tipos de cerveja.

Os insumos para cerveja artesanal

Junto com o crescimento do mercado de cerveja artesanal está a facilidade de acesso aos mais variados tipos de insumos, produtos e maquinários para se produzir uma cerveja. Muitas pessoas têm produzido na sua própria casa a sua primeira cerveja e essa experiência está sendo cada vez mais comum. Tudo porque maltes especiais, lúpulo, fermento, extrato de malte, equipamentos e cursos sobre a produção de cerveja têm sido encontrados com mais facilidade no Brasil.

-> Conheça nossa loja virtual

Mas como classificar uma cerveja como artesanal?

Existe certa dificuldade, ou falta de consenso, em definir e deixar claro aos consumidores o que é uma cerveja artesanal. A melhor definição para mim é ser INDEPENDENTE, ou seja, não pertencer a um grande grupo cervejeiro, e ter liberdade para criar novas cervejas e rótulos. Outra característica fundamental é a proximidade da marca com os clientes, seja através da Fábrica ou das Tap Houses abertas para o público. Essas características é que dão personalidade à verdadeira cerveja artesanal. SAÚDE!

Ladir Almada Neto
Mestre em Gestão e Cervejeiro por paixão
Cervejaria CAMPINAS

www.cervejariacampinas.com.br
-> Conheça nossa loja virtual

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades da CAMPINAS!