Conheça mais sobre a IPA Zero, a cerveja sem álcool da Cervejaria CAMPINASs em um episódio detalhado do canal Doutor Breja com Alexandre Bleed.

Nessa degustação da cerveja sem álcool da CAMPINAS, Alexandre Bleed: Sommelier de Cervejas, Mestre de Estilos e Juiz BJCP (Beer Judge Certification Program).

Fala galera, sejam bem vindos a mais um episódio do Doutor Breja e no vídeo de hoje vamos degustar mais uma cerveja sem álcool do mercado nacional. Mais uma cerveja produzida aqui no Brasil, mas essa aqui não é daquelas zero, zero né. Não é daquela absolutamente sem álcool né. Essa daqui é uma cerveja que tem aí um tantinho de álcool, mas é tão pouquinho que tá dentro da tolerância da nossa legislação.

Pra quem não sabe, a legislação brasileira diz que as cervejas abaixo de 0.5% ABV, podem ser consideradas cervejas sem álcool no mercado nacional. E esse é exatamente o caso dessa cerveja aqui, que eles dizem que tem menos de 0.4% ABV. Então ela pode ser considerada uma cerveja sem álcool, mas se você tem alguma restrição absoluta aí ao consumo de álcool essa não é uma opção cervejeira para você beleza?

Bom o estilo base dessa cerveja é o Índia Pale Ale né, por isso que eles chamam aqui de IPA ZERO, 355ml, 40 de IBU e aqui o teor alcoólico que eles colocam 0.4% ABV.

-> Conheça a IPA Zero na nossa Loja Virtual
-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.

Estilos de Cerveja Artesanal CAMPINAS

“A cerveja sem álcool da CAMPINAS é uma cerveja low carb, então tem apenas 68 kcal”

Na produção dessa cerveja sem álcool eles utilizaram Citra e Sabro, dois lúpulos muito legais e eles mencionam aqui que fizeram um triplo Dry Hopping né, então tripla adição de lúpulo a seco, a frio, para potencializar aí os aromas e sabores de lúpulos nessa cerveja. Eles também informam aqui no rótulo que ela é uma cerveja low carb, então tem apenas 68 kcal. Cara, to bem curioso pra tomar essa cerveja sem álcool, vamos colocar no copo e a gente fala mais sobre ela, em breve.

Bom breja servida, vocês viram aí no serviço que a formação do colarinho foi média alta. A retenção aqui foi média, ela abaixou rapidamente mais ela se mantém aqui pelo menos uma camadinha protegendo a minha cerveja aqui do ar. O colarinho aqui é de coloração marfim e a cor da cerveja pessoal, é muito bonita tá, é uma coloração dourada, mas ela é uma cerveja límpida e brilhante que trás aí uns raios muito bonitos aqui na aparência. Gostei bastante da cerveja na aparência vamos ver os aromas – Caramba, o triplo Dry Hopping aqui deu certo viu, mostrou as caras porque realmente o lúpulo é o que predomina no aroma.

Como vocês sabem o estilo pede aí uma graduação alcoólica considerável para a cerveja, mas essa daqui é uma IPA zero. De toda forma o que a gente espera da cerveja e que ela tenha a mesma característica do estilo base, do estilo original vamos falar assim, que é o predomínio de aroma de lúpulo e isso de fato tá bem presente aqui, isso já me consquistou aqui em primeiro momento.

O álcool normalmente é uma característica que não é aparente né, não tem aquele álcool explodindo em aroma aí nas cervejas no estilo IPA, então aqui a questão de ser uma cerveja sem álcool não tá trazendo nenhum prejuízo pra cerveja, o aroma tá bem condizente com o que eu espero. Segundo plano ela apresenta também notas de malte, mas aqui apenas com notas de grãos claros tá, grãos brancos, então nada muito maltado assim não. O foco é realmente no lúpulo aqui é o lupulado tá bem bacana. Trazendo notas aí cítricas que lembram laranja, tangerina, maracujá e até mesmo um abacaxi mais maduro. Uma coisa bem interessante é que o Sabro é um lúpulo que normalmente trás característica aromáticas aí que lembram côco, e aqui nessa cerveja a percepção tá bem sútil. Eu diria que o que realmente se destaca aqui é realmente o lúpulo Citra que trás essas características de frutas cítricas para a cerveja. Bom a boca tá salivando aqui, saúde pessoal, vamos ver no paladar!

-> Confira os endereços de nossas Tap Houses.
-> Conheça nossa loja virtual

cerveja artesanal CAMPINAS

“Ter uma opção dessa na minha geladeira, uma cerveja sem álcool que me entrega um sabor agradável, me trás aquela sensação de refrescância como a cerveja trás, eu acho bem legal pra ter no dia a dia.”

A questão de ser uma cerveja sem álcool você sente essa percepção principalmente na estrutura da cerveja. Ela parece ser um pouquinho mais aguada do que uma cerveja normal. Se vocês experimentarem vocês vão entender, parece que a cerveja é um pouquinho mais rala, ela tem menos estrutura do que uma cerveja aí que tem realmente a questão do álcool.

Mas nesse caso como a gente sabe que é uma cerveja sem álcool, isso não é uma característica que vai desabonar a cerveja. Aqui o interessante é que mesmo tendo essa sensação que é diferente de uma cerveja tradicional a questão de aromas e sabores tá bem condizente do que a gente espera de uma cerveja aí do estilo Índia Pale Ale. Ela trás aí bastante sabor de lúpulo em paladar, ela trás o predomínio do amargor, mas eu tenho que ser honesto pra vocês e salienta que pra uma IPA né que a gente espera aquela porrada de amargor, aqui você não vai encontrar. É um amargor que tá presente, ele se destaca mas ele não é tão potente quanto nas IPA que a gente encontra aí no mercado.

A percepção maltada também aparece no paladar com características aí de grãos brancos, cereal né, talvez até um leve toquesinho de pão, mas isso fica totalmente em segundo plano. Uma coisa bem interessante nessa cerveja sem álcool é que na persistência de boca aí fica um herbal muito saboroso, parece até que tomou um chá verde sabe, um chá mate verde. Como isso é uma coisa que eu gosto bastante, é uma cerveja que me atrai bastante meu paladar. O corpo da cerveja é baixo, a carbonatação é média e é uma cerveja super leve, super refrescante, com altíssimo drinkability. Bom eu sei que muitas pessoas devem tá se perguntando: ‘pô Bleed da pra trocar aí uma IPA tradicional por essa cerveja?’. Galera obviamente que não. Se você já é fã das IPA’S se vai esperar aí aquela potência de amargor, aquela graduação alcoólica, aquele corpo, aquela estrutura da cerveja, isso não é exatamente o que você vai encontrar aqui.

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.
-> Conheça nossa loja virtual

tap house cervejaria CAMPINAS

Entretanto se você tá em uma condição aí que você não pode ingerir álcool né, seja porque você tá dirigindo ou porque você tá tomando alguma medicação ou algo do tipo essa é uma cerveja que acaba entrando como uma bela opção pra você. Outra coisa legal é porque ela é low carb né, então aí se você tá em uma dieta e tudo mais, se você tá depois da academia, não quer ingerir álcool pra não atrapalhar a sua recuperação muscular também acaba sendo uma ótima opção aí pra você tomar depois daquele treininho bacana. Quem acompanha aqui o canal sabe que eu adoro esse tipo de cerveja, eu trabalho com cerveja né, então ingerir álcool aí todo dia às vezes acaba sendo um pouco complicado.

Ter uma opção dessa na minha geladeira, uma cerveja sem álcool que me entrega um sabor agradável, me trás aquela sensação de refrescância como a cerveja trás eu acho bem legal pra ter no seu dia a dia. Eu tomaria isso aqui no meu dia a dia tranquilamente. E como eu falei é muito melhor do que aquelas cervejas 0.0 que a gente encontra no mercado e cara o custo benefício é bem legal. Essa cerveja aqui custa 15.00 reais na média e cara é um preço justo pelo que ela te entrega. Mas como eu já falei eu reintegro: “Bleed trocaria por uma IPA tradicional?“ Obviamente que não. Eu realmente utilizaria essa cerveja em momentos que eu não to querendo ou não estou podendo ingerir álcool.

Veja como foi o teste cego com a cerveja sem álcool IPA Zero da Cervejaria CAMPINAS

E você já tomou a IPA zero da Cervejaria CAMPINAS?

Então é isso aí galera, espero que vocês tenham gostado do vídeo. E você já tomou a IPA zero da Cervejaria CAMPINAS? O que que você achou da cerveja? Qual é a sua cerveja sem álcool favorita do mercado brasileiro? Comenta aqui em baixo que eu também adoro saber a sua opinião. Se você gostou do vídeo não esquece de deixar aquele like que ele é super importante, se você não é inscrito não esquece de se inscrever até o final do vídeo beleza? Eu sou o Bleed do Doutor Breja e até a próxima.

www.cervejariacampinas.com.br
loja.cervejariacampinas.com.br

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades da CAMPINAS!