O verão está aí, e nada melhor do que se refrescar com uma boa cerveja, e de preferência, bem gelada! Mas você sabe quais cervejas refrescantes combinam mais com o verão? 

Diante do universo das cervejas artesanais, e da grande variedade de estilos que temos, vamos dar algumas dicas de quais cervejas artesanais são mais refrescantes, combinam melhor com essa época do ano, e que podem ser consideradas como as cervejas do verão.

O frescor da Pilsen: a cerveja para o verão

Como não falar da boa e velha Pilsen? A Pilsen brasileira é proveniente do estilo Pilsen da escola ALEMÃ, e o seu amargor reduzido e o corpo um pouco mais leve, mesmo quando é puro malte, caracterizam a diferença entre a Pilsen alemã e a Pilsen adequada para o Brasil. 

Alguns chamam de Pilsen, outros de Lager, mas na essência todas são muito parecidas. Elas também podem ter variações muito próximas chamadas de Helles, Premium Lager e Bohemian Pilsen. Já as cervejas do tipo American Light Lager são as de larga escala, com preço reduzido assim como o amargor, corpo e sabor bem baixo por consequência.

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.

IPA Cerveja artesanal cervejaria campinas

IPA como cerveja do verão?

Você sabia que as famosas IPAs também podem ser cervejas refrescantes e podem ser consumidas no verão? Muitas cervejarias artesanais têm versões de IPAs mais secas e carbonatadas, o que permite uma cerveja muito mais leve. O estilo IPA tem por definição o corpo mais elevado e um teor alcoólico e amargor que a tornam FORTES! Mas mesmo assim, existem versões um pouco mais leves, secas e de alta carbonatação, também chamadas de BRUT IPAs, que possuem características bem marcantes, e podem sim ser consideradas cervejas para o verão.

E o estilo SOUR? Você já experimentou essas cervejas refrescantes?

Se você ainda não experimentou esse estilo, e gosta de uma cerveja ácida, diferente, com frutas e especiarias, precisa combinar essa cerveja para o verão.

Mas SOUR? O que é isso? Sour por livre tradução significa “azedo”. Mas essa palavra em português tem uma conotação ruim e a melhor tradução para esse estilo é “ácido”! Sim, uma cerveja ácida e com o PH bem abaixo do convencional da grande maioria das cervejas. Mas para compensar toda essa acidez existem muitas variações com adição de frutas, condimentos, especiarias, entre as demais “liberdades poéticas” que existem na produção de uma cerveja artesanal. 

Curiosidade sobre o estilo SOUR

O primeiro estilo de cerveja BRASILEIRO catalogado nos manuais mundiais se chama CATHARINA SOUR, que tem como característica uma elevada acidez e a adição de frutas! Essa combinação  traz um maior equilíbrio para essa cerveja refrescante e garante frescor e vontade de beber mais! 

E você? Já conhecia esse estilo de cerveja chamado SOUR? Se não, vale a pena experimentar!  A CAMPINAS possui uma Catharina Sour, chamada Silvestre Sour, que possui entre as suas frutas: amora, framboesa, mirtilo e morango. Refrescância e muito sabor, na medida certa para esse calor, e com certeza uma cerveja do verão.

-> Confira os endereços de nossas Tap Houses.

cervejaria CAMPINAS - Cerveja Artesanal

Mas o que importa mesmo é que cerveja combina com verão!

Nesse calor, nada melhor do que uma boa cerveja gelada. E se o estilo da cerveja tem a refrescância perfeita, o seu paladar vai saborear a bebida de uma forma ainda mais especial.

Escolha a sua cerveja do verão preferida, mas nunca deixe de beber uma boa cerveja. Saúde!

Ladir Almada Neto

Mestre em Gestão e Cervejeiro por paixão

Cervejaria CAMPINAS

www.cervejariacampinas.com.br