Harmonizar ou não harmonizar: eis a questão! Saiba tudo sobre cerveja para harmonizar com hambúrguer neste texto que preparamos para você.

Primeiramente, você já sabe que existe uma grande variedade de cervejas artesanais e, dentro desse mundo, diversos estilos com sabores, cores e aromas variados! Mas o que queremos mostrar para você hoje são as inúmeras combinações que a cerveja artesanal pode fazer com as suas refeições. Processo esse conhecido como harmonização.

Harmonizar nada mais é do que combinar um prato/comida/alimento com uma bebida. E se essa bebida for a cerveja artesanal, temos certeza que será mais que uma harmonização! Será uma experiência perfeita, na combinação de sabores que vão surpreender o seu paladar. Tudo isso graças ao novo mundo das cervejas artesanais!

-> Conheça nossa loja virtual

Harmonização de cerveja artesanal

Vamos pensar além de uma cerveja para harmonizar com hambúrguer e ir mais fundo no assunto. Existem basicamente três tipos de harmonização, e são elas:

Harmonização por semelhança: é o processo mais conhecido, em que se buscam elementos comuns aos dois (cerveja e alimento). Em regra geral seriam alimentos mais fortes e pesados que harmonizam melhor com cervejas de mesma característica. Lembrando que esta harmonização é a mais comum, e de maior entendimento por parte dos consumidores.

Harmonização por contraste: como o próprio nome já diz, esta forma de harmonizar é a busca por características opostas entre a cerveja e o alimento. Um bom exemplo desse tipo de harmonização seria buscar algo doce em um e o oposto em outro (o salgado).

Harmonização por corte: esta seria a forma mais complexa de harmonização de cerveja artesanal, pois remete um conhecimento um pouco maior, mas que não deixa de ser bastante utilizada nas sugestões dos Sommelier de cerveja. Seu conceito está em quando um elemento da cerveja é “cortado/amenizado” pelo alimento ou vice- versa.

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.
-> Conheça nossa loja virtual

Estilos de Cerveja Artesanal CAMPINAS

Cerveja que combina com hambúrguer?

Sem dúvida nenhuma cerveja combina com hambúrguer! E nós temos a nossa CAMPINAS predileta para essa combinação de cerveja para harmonizar com hambúrguer. Mas como harmonizá-los?

Se for um hambúrguer daqueles bem recheados/pesados (bacon, queijos fortes e molhos), e pão australiano, uma ótima harmonização seria com uma CAMPINAS American IPA.

Sua alta carbonatação harmoniza por corte com a gordura do bacon, seu amargor com o doce do pão seria uma harmonização por contraste e suas características mais evidentes (teor alcoólico médio alto e corpo também) com o alimento mais “pesado” por definição numa harmonização por semelhança.

A primeira coisa a levar em consideração é o tipo de cerveja e o tipo de hambúrguer que você escolher. Cervejas artesanais costumam ter uma ampla gama de sabores e intensidades, que vão desde amargas até doces, passando por sabores frutados, azedos, de malte, etc. De forma semelhante, hambúrgueres também podem ter uma ampla variedade de sabores, dependendo do tipo de carne utilizado, temperos, molhos e pães.

harmonização de cerveja artesanal com hamburguer

Por isso, a harmonização ideal depende do equilíbrio dos sabores. Por exemplo, uma cerveja amarga é perfeita para acompanhar um hambúrguer picante, pois ajuda a equilibrar o sabor e a reduzir a intensidade da picanteza. De forma semelhante, uma cerveja doce combina perfeitamente com um hambúrguer que tenha molho agridoce, pois equilibra os sabores.

Outra coisa importante a considerar é a temperatura da cerveja. Cervejas mais frias tendem a ter um sabor mais suave, enquanto cervejas mais quentes tendem a ter um sabor mais intenso. Portanto, é importante servir a cerveja na temperatura ideal para aproveitar ao máximo seus sabores e aromas.

-> Confira os endereços de nossas Tap Houses.
-> Conheça nossa loja virtual

cerveja artesanal CAMPINAS

Cinco maneiras de harmonizar estilos de cerveja artesanal com tipos de hambúrgueres:

  1. IPA com hambúrguer gourmet: A IPA (India Pale Ale) tem um amargor pronunciado e sabores cítricos e lupulados que combinam bem com hambúrgueres gourmet. Os ingredientes extra adicionados ao hambúrguer, como queijos especiais, cogumelos, picles, entre outros, têm um sabor complexo e intenso que harmoniza bem com a intensidade da IPA.
  2. Stout com hambúrguer de cordeiro: A Stout é uma cerveja escura e densa com sabores de café, chocolate e caramelo que combinam perfeitamente com o sabor intenso e picante do hambúrguer de cordeiro. Este par de sabores intensos pode ser o complemento perfeito para o paladar mais exigente.
  3. Lager com hambúrguer clássico: A Lager é uma cerveja de baixo amargor com sabores suaves de malte e lúpulo. É uma opção perfeita para harmonizar com um hambúrguer clássico, pois a cerveja não sobrepõe o sabor do hambúrguer e ajuda a equilibrar o paladar.
  4. Belgian Dubbel com hambúrguer com queijo: A Belgian Dubbel é uma cerveja de cor escura e corpo denso com sabores de frutas escuras e especiarias. Combinada com um hambúrguer com queijo, cria um equilíbrio perfeito entre o sabor adocicado da cerveja e o sabor forte e salgado do queijo.
  5. Pale Ale com hambúrguer de frutos do mar: A Pale Ale é uma cerveja de cor clara com sabores de malte e lúpulo. Combinada com um hambúrguer de frutos do mar, a cerveja complementa a frescura e a textura suave dos frutos do mar, equilibrando o sabor e ajudando a limpar o paladar entre as mordidas.

Cerveja para harmonizar com hambúrguer: mas qual a melhor?

A nossa harmonização perfeita entre uma CAMPINAS e um hambúrguer, sem dúvida alguma é a Forasteira IPA da Cervejaria CAMPINAS.

O equilíbrio perfeito entre o amargor do lúpulo e o dulçor do malte, você encontra quando bebe uma Forasteira IPA. Esse estilo American IPA tem o aroma cítrico que lembra o maracujá devido ao lúpulo Amarillo e o Galaxy, entre outros tipos de lúpulo. Amargor médio alto com seus 50 IBU. Teor alcóolico também médio alto com seus 6,4%. Além de um aroma cítrico sensacional e refrescante que pede mais um gole.

No geral, a American IPA é um estilo de cerveja que se originou nos Estados Unidos na década de 1990 como uma variação da tradicional IPA britânica. O objetivo era criar uma cerveja com um perfil de lúpulo mais intenso e aromático, o que é típico das cervejas americanas.

As características da American IPA incluem uma cor amarelo-palha a dourado, com um teor alcoólico geralmente entre 5,5% e 7,5%. É uma cerveja de corpo médio, com uma espuma persistente e cremosa. O sabor é dominado pelo amargor dos lúpulos, que apresentam aromas cítricos, florais e resinosos. A cerveja pode ter um sabor maltado de apoio, com notas de caramelo e biscoito, mas isso é secundário ao sabor do lúpulo.

Seu paladar já sentiu todo esse sabor? A American IPA Forasteira IPA da Cervejaria CAMPINAS é o estilo perfeito de cerveja para harmonizar com hambúrguer.

Mas se você ainda tem dúvidas, tenha uma certeza! Seu paladar vai se surpreender com essa combinação de cerveja artesanal com hambúrguer! Experimente! Saúde!

Nunca deixe de beber uma boa cerveja. Saúde!

Ladir Almada Neto

Mestre em Gestão e Cervejeiro por paixão

Cervejaria CAMPINAS

www.cervejariacampinas.com.br

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades da CAMPINAS!