Harmonizar ou não harmonizar: eis a questão! Saiba tudo sobre cerveja para harmonizar com hambúrguer neste texto que preparamos para você.

Primeiramente, você já sabe que existe uma grande variedade de cervejas artesanais e, dentro desse mundo, diversos estilos com sabores, cores e aromas variados! Mas o que queremos mostrar para você hoje são as inúmeras combinações que a cerveja artesanal pode fazer com as suas refeições. Processo esse conhecido como harmonização.

Harmonizar nada mais é do que combinar um prato/comida/alimento com uma bebida. E se essa bebida for a cerveja artesanal, temos certeza que será mais que uma harmonização! Será uma experiência perfeita, na combinação de sabores que vão surpreender o seu paladar. Tudo isso graças ao novo mundo das cervejas artesanais!

Harmonização de cerveja artesanal

Vamos pensar além de uma cerveja para harmonizar com hambúrguer e ir mais fundo no assunto. Existem basicamente três tipos de harmonização, e são elas:

Harmonização por semelhança: é o processo mais conhecido, em que se buscam elementos comuns aos dois (cerveja e alimento). Em regra geral seriam alimentos mais fortes e pesados que harmonizam melhor com cervejas de mesma característica. Lembrando que esta harmonização é a mais comum, e de maior entendimento por parte dos consumidores.

Harmonização por contraste: como o próprio nome já diz, esta forma de harmonizar é a busca por características opostas entre a cerveja e o alimento. Um bom exemplo desse tipo de harmonização seria buscar algo doce em um e o oposto em outro (o salgado).

Harmonização por corte: esta seria a forma mais complexa de harmonização de cerveja artesanal, pois remete um conhecimento um pouco maior, mas que não deixa de ser bastante utilizada nas sugestões dos Sommelier de cerveja. Seu conceito está em quando um elemento da cerveja é “cortado/amenizado” pelo alimento ou vice- versa.

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.

Estilos de Cerveja Artesanal CAMPINAS

Cerveja que combina com hambúrguer?

Sem dúvida nenhuma cerveja combina com hambúrguer! E nós temos a nossa CAMPINAS predileta para essa combinação de cerveja para harmonizar com hambúrguer. Mas como harmonizá-los?

Se for um hambúrguer daqueles bem recheados/pesados (bacon, queijos fortes e molhos), e pão australiano, uma ótima harmonização seria com uma CAMPINAS American IPA.

Sua alta carbonatação harmoniza por corte com a gordura do bacon, seu amargor com o doce do pão seria uma harmonização por contraste e suas características mais evidentes (teor alcoólico médio alto e corpo também) com o alimento mais “pesado” por definição numa harmonização por semelhança.

-> Confira os endereços de nossas Tap Houses.

cerveja artesanal CAMPINAS

Cerveja para harmonizar com hambúrguer: mas qual a melhor?

A nossa harmonização perfeita entre uma CAMPINAS e um hambúrguer, sem dúvida alguma é a Forasteira IPA da Cervejaria CAMPINAS.

O equilíbrio perfeito entre o amargor do lúpulo e o dulçor do malte, você encontra quando bebe uma Forasteira IPA. Esse estilo American IPA tem o aroma cítrico que lembra o maracujá devido ao lúpulo Amarillo e o Galaxy, entre outros tipos de lúpulo. Amargor médio alto com seus 50 IBU. Teor alcóolico também médio alto com seus 6,4%. Além de um aroma cítrico sensacional e refrescante que pede mais um gole. Seu paladar já sentiu todo esse sabor? Estilo perfeito de cerveja para harmonizar com hambúrguer.

Mas se você ainda tem dúvidas, tenha uma certeza! Seu paladar vai se surpreender com essa combinação de cerveja artesanal com hambúrguer! Experimente! Saúde!

Nunca deixe de beber uma boa cerveja. Saúde!

Ladir Almada Neto

Mestre em Gestão e Cervejeiro por paixão

Cervejaria CAMPINAS

www.cervejariacampinas.com.br