Da cabeça aos pés a cerveja artesanal apresenta possíveis benefícios da cerveja para evitar riscos de doenças, sempre com um consumo moderado.

Já pensou que a cada gole da sua cerveja artesanal favorita você pode estar cuidando da sua saúde também? Pois é. Além de levar ingredientes de primeira qualidade na sua fabricação e não conter acidulantes, conservantes e outros aditivos, pesquisas de diferentes partes do mundo levantaram que aquela cerveja gelada, que você tanto gosta, faz bem para o seu corpo em com o consumo moderado de cerveja.

Pesquisas revelam os benefícios dos ingredientes para cerveja artesanal.

Algumas pesquisas mostram uma associação entre o consumo moderado da bebida e a possibilidade de afastar muitas doenças, como por exemplo poder ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar a saúde do coração e aumentar a densidade óssea. Além disso, o lúpulo contido na cerveja é uma fonte de antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias.

Ao saborear uma bela combinação de água, malte, lúpulo e leveduras, seu organismo absorve fibras solúveis, polifenol, magnésio, selênio, potássio, fósforo, biotina, crômio e vitaminas do complexo B, como a vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico.

É isso mesmo, cerveja faz bem para a saúde! Ao consumir cerveja e manter um estilo de vida saudável, existe uma redução total do risco de mortalidade. Incrível, não?! Com os possíveis benefícios do consumo a seguir você vai descobrir porque tomar cerveja artesanal.

-> Conheça nossa loja virtual

Uma boa breja x Doenças cardiovasculares.

Mais de 100 estudos, entre eles, um holandês publicado na revista científica The Lancet, outro realizado pela Universidade de Harokopio na Grécia e mais um na Harvard School of Public Health, levam à conclusão de que consumir cerveja pode ser bom para o coração reduzindo o risco de doenças como o ataque cardíaco em 25% a 40%.

Muito se deve à presença de vitamina B6, princípios antioxidantes como os polifenóis e uma fibra solúvel capaz de aumentar nível de HDL, ou colesterol “bom” – que reduz a possibilidade de espessamento e endurecimento das artérias sangue e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.
-> Conheça nossa loja virtual

A presença da vitamina B reduz a ansiedade e o estresse.

Por falar em vitaminas, a cerveja tem além da B6 uma concentração de vitamina B9 também. Redução do estresse, controle da ansiedade e ajuda na memória são alguns dos seus benefícios. Isso explica um pouco porque saborear bons rótulos, sem ser em excesso, diminui os riscos das doenças coronárias, como já falamos no item anterior.

O benefício da cerveja para propriedades anti-inflamatórias.

A cerveja é uma bebida popular que pode oferecer benefícios surpreendentes para a saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias. O lúpulo, uma das principais matérias-primas da cerveja, é uma fonte de antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a combater o estresse oxidativo e a inflamação no corpo.

Como a cerveja combate a inflamação?

Os benefícios da cerveja no combate a inflamação se dá porque a cerveja contém antioxidantes, como polifenóis e ácido ascórbico, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. Além disso, o lúpulo contido na cerveja possui compostos anti-inflamatórios, como ácido hialurônico e ácido linoleico, que podem ajudar a reduzir a inflamação.

Enquanto muitos estudos mostraram os benefícios anti-inflamatórios da cerveja, ainda há muito a ser pesquisado sobre o assunto. No entanto, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de cerveja pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde geral.

Já pensou que o lúpulo ajuda a combater a gripe?

De acordo com cientistas japoneses, que publicaram um artigo na revista científica Medical Molecular Morphology, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do lúpulo inibem a multiplicação do vírus. O sistema imunológico também pode ficar mais resiste com o aumento da concentração de células de defesa levando ao aumento da produção de anticorpos. Portanto, a cerveja também ajuda a prevenir e combater a gripe.

o lúpulo e os benefícios da cerveja artesanal

A receita de cerveja artesanal ajuda na digestão e controla o diabetes.

Tudo bem que a quantidade de fibra solúvel presente na cerveja não é lá muito grande, mas a gente sabe que fibras são sempre importantes para o funcionamento ideal do intestino e digestão. Então, tá valendo! Já para a diabetes a bebida tem um efeito benéfico mais atuante.

Um estudo da Harvard, publicado em 2011, sugeriu que o consumo moderado diário de cerveja artesanal pode diminuir em até 25% a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Isso ocorre porque o álcool presente na cerveja aumenta a sensibilidade à insulina, o hormônio responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue. Com a sensibilidade à insulina melhorada, o corpo pode processar o açúcar de forma mais eficiente, ajudando a prevenir ou controlar a diabetes.

Além disso, a cerveja artesanal pode ajudar na digestão por conter probióticos naturais que auxiliam na saúde intestinal. Estes probióticos são formados durante o processo de fermentação da cerveja e podem ajudar a melhorar a flora intestinal, promovendo a absorção de nutrientes e a digestão saudável.

No entanto, é importante ressaltar que escolher cervejas artesanais com baixos níveis de carboidratos é fundamental para controlar a diabetes. O alto consumo de carboidratos pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser prejudicial para pessoas com diabetes.

E viva a Lei da Pureza Alemã quando se fala em cálculo renal.

Além disso, a “Lei da Pureza Alemã”, que estabelece que a cerveja artesanal deve ser produzida apenas com água, malte de cevada, lúpulo e levedura, é um exemplo de como a cerveja artesanal pode ser produzida de forma mais natural e saudável, sem a adição de ingredientes artificiais ou aditivos que possam comprometer a qualidade ou o sabor da bebida. Então quer dizer que tem até “lei para garantir” que a cerveja artesanal faz bem para a saúde? Rs

A “Lei da Pureza Alemã” é considerada um dos marcos históricos da produção de cerveja e, até hoje, é amplamente respeitada na Alemanha e em muitas outras partes do mundo. Ela garante a qualidade e a pureza da cerveja, limitando a inclusão de outros ingredientes ou aditivos que possam comprometer o sabor ou a qualidade do produto final.

Já na Finlândia, o foco das pesquisas foram as pedras nos rins e acredite, chegaram à conclusão que a cerveja pode reduzir em 40% o risco de desenvolver os tais cálculos renais. Afinal, o alto teor de água na cerveja, quase 93%, tem efeito benéfico e colabora para o funcionamento correto dos rins, eliminando toxinas.

Os benefícios da cerveja na prevenção do câncer.

Alguns estudos sugerem que a cerveja pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, como o câncer de próstata e de mama. Isso pode ser devido aos antioxidantes presentes na cerveja, bem como ao lúpulo, que contém compostos que têm propriedades anti-inflamatórias.

-> Confira os endereços de nossas Tap Houses.
-> Conheça nossa loja virtual

Cervejaria CAMPINAS

Você vai cair no sono com uma cerveja artesanal?

Descobriu-se na Espanha que o lúpulo presente na cerveja aumenta a atividade do neurotransmissor GABA – que tem um efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso. Assim ajuda, e muito, as pessoas que têm dificuldades para dormir.

Quando você bebe cerveja antes de dormir, o álcool pode ajudar a acalmar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade, o que pode tornar mais fácil adormecer. Além disso, o álcool também pode ajudar a reduzir a atividade cerebral, o que pode levar a um sono mais profundo e reparador.

Os benefícios da cerveja com a melhora do humor

Além de seus efeitos sedativos, o álcool também pode ajudar a melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar. Isso pode tornar mais fácil relaxar e adormecer, especialmente para aqueles que sofrem de ansiedade ou depressão. Além disso, o álcool também pode aumentar a liberação de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo prazer e pelo bem-estar.

Os benefícios da cerveja com o relaxamento muscular

O álcool também pode ajudar a relaxar os músculos, o que pode ser especialmente útil para aqueles que sofrem de tensão muscular. Isso pode tornar mais fácil se posicionar confortavelmente na cama e adormecer sem dificuldade. Além disso, o álcool também pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação, o que pode ser benéfico para aqueles que sofrem de dor crônica.

Agora imagine sua cerveja artesanal harmonizando com sua refeição favorita? Hummm

benefícios da cerveja artesanal e a insônia

Ossos fortes para paladares refinados em cerveja.

Mais um motivo no qual a cerveja faz bem para a saúde. No caso da relação entre os ossos e a cerveja, a linha é tênue. O consumo moderado ajuda sim a aumentar a densidade mineral óssea, porém em grandes quantidades, enfraquece os ossos e passa a existir o perigo de fraturas.

O Kings College, em Londres, identificou a substância responsável por esse benefício da cerveja – o silício, e com isso, a Universidade da Califórnia recomendou as cervejas com as concentrações maiores, que são as do tipo ales e as lagers.

Alzheimer na mira de um rótulo de cerveja artesanal.

Seja nos Estados Unidos ou na Espanha, o resultado dos estudos foi o mesmo: a cerveja diminui os riscos de Alzheimer. E os números chegam a 23%. Isso se deve também ao silício que protege o cérebro dos efeitos ruins do alumínio presente no corpo humano.

-> Conheça nossa loja virtual

Sua pele e cabelos agradecem.

Além dos antigos egípcios que acreditavam que tomar banho de cerveja hidratava a pele, a bebida contém vitaminas e levedura que são boas para o cuidado com a cútis, ajuda a manter o equilíbrio do pH e elimina toxinas. Tudo para conquistar um brilho radiante no rosto e sentir o efeito benéfico da cerveja na pele.

Já os cabelos podem ficar mais macios e brilhantes com uma bela cerveja artesanal enxaguando os fios regularmente, afinal, ela é rica em vitamina B e fermento, capaz de auxiliar no tratamento da caspa também. Mas claro que saborear um delicioso rótulo com os amigos pode ser bem mais interessante.

No entanto, a cerveja faz bem para a saúde mas é importante lembrar que o consumo excessivo de cerveja pode ter efeitos negativos na saúde, como aumento do risco de doenças hepáticas e aumento do peso corporal. Portanto, é importante consumir cerveja com moderação e sempre em conjunto com uma dieta saudável e equilibrada.

Lembrando que este texto está baseado em várias pesquisas ao redor do mundo que estudam os possíveis benefícios da cerveja e dos ingredientes da cerveja. Não vale tomar as informações aqui contidas como base para nenhuma decisão ou tratamento. Consulte regularmente seu médico, principalmente se estiver com algum problema ou sintoma. Saúde!

VISITE NOSSO SITE E GANHE SAÚDE 

estilos de cerveja artesanal cervejaria campinas
Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades da CAMPINAS!

Fontes de consulta:

http://bemestarsegredos.com/cerveja-artesanal-beneficios-para-saude/
http://www.brejas.com.br/saude-cerveja.shtml
http://www.iocomunica.com.br/5-motivos-para-experimentar-uma-cerveja-artesanal/
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/568-cerveja-10-inesperados-beneficios-para-a-saude
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/cerveja-faz-bem-para-a-saude-confira-8-bons-motivos-para-beber-sem-culpa.htm
https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/alcohol-full-story/