Nesse vídeo, que mostra o nascimento da cultura da cerveja artesanal, trazemos de forma ilustrativa como cultura da Cerveja Artesanal nasceu na Mesopotâmia, passou pelos Vikings e se tornou uma paixão chegando ao Brasil. No país, você acompanha esse caminho até chegar às mãos do nosso habilidoso mestre cervejeiro Carlos Alberto Colombo, da Cervejaria CAMPINAS, que transformou todo seu conhecimento, entre outros tantos rótulos, na nossa premiada “Forasteira” American IPA.

Prefere ler sobre essa inspiradora história da Cerveja Artesanal? Leia o texto na íntegra:

Preparado para encher o copo?! Porque agora vamos falar sobre cerveja artesanal! 

 Provavelmente ela nasceu na Mesopotâmia e foi ganhando espaço, tanto que no império romano a bebida mais consumida era o vinho e fora dele, adivinha? Grandes bebedores de cerveja eram os Vikings. Imagina que cada família carregava uma herança, a pá para mexer a bebida durante a produção, o que garantiria o sucesso da receita. Essa mágica a gente já conhece hoje em dia, chama-se levedura, que se devolvia da madeira. 

Um tempo depois, na idade média foi a vez dos conventos assumirem a fabricação de cerveja. O assunto foi ficando cada vez mais sério, até que surgiu a lei de pureza da cerveja, que regulamente que a bebida só pode conter os ingredientes: Malte, Lúpulo e Água.

Mas quando mesmo que as microcervejarias artesanais voltaram a ser um sucesso?

Conforme os anos foram passando, cada vez mais a cerveja caiu no gosto popular, a produção ainda era artesanal e mantinha a tradição dos sabores especiais, mas isso não foi o suficiente para conter o crescimento de algumas cervejarias pelo mundo, que mais tarde, se tornaram grandes fábricas. Mas quando mesmo que as microcervejarias artesanais voltaram a ser um sucesso? Foi na década de 70, depois de conquistarem os Estados Unidos e Europa as cervejarias artesanais trazem um sabor totalmente novo para os brasileiros. 

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.
-> Conheça nossa Loja Virtual

Estilos de Cerveja Artesanal CAMPINAS

 No Brasil as primeiras surgiram a partir dos anos 80 e de lá pra cá a cerveja artesanal só evoluiu, tanto que hoje é muito mais que bar, happy hour ou churrasco. Ela já tem seu valor consagrado, privilegiando o prazer do sabor é melhor para saúde do que os rótulos comerciais. Tem uma grande variedade de estilos para escolher. Existe o apoio à causa artesanal, tem personalidade e segue o perfil do mestre cervejeiro. A qualidade é muito melhor que quantidade. Tudo isso graças a seu modo artesanal de fabricação que começa com a moagem do malte, depois a mosturação que é a mistura do malte moído a água aquecida e então vamos para a etapa da clarificação em que o mosto é filtrado, daí vem a fervura para a caramelização de açúcares e a adição dos lúpulos. O próximo passo é o resfriamento, depois é só acrescentar a levedura para a fermentação e esperar para saborear. 

“Mas um verdadeiro amante da cerveja artesanal e do seu modo de produção só poderia fazer o que?!”

 Encantado por essa arte de fabricar cerveja, o mestre cervejeiro Carlos Alberto Colombo começou a fabricar a bebida na sua casa e depois foi trabalhar como cervejeiro em uma grande choperia em Campinas, que tinha a sua produção em Curitiba. Mas um verdadeiro amante da cerveja artesanal e do seu modo de produção só poderia fazer o que?! Abrir a própria cervejaria é claro! Sua primeira fábrica foi em Piracicaba e anos depois em 2015 junto com seu irmão João Paulo e seu amigo Ladir, fundou a Cervejaria CAMPINAS. Sua filosofia combina a tradição das clássicas com inovações surpreendentes e são servidas tanto no barril como em growlers ou garrafas. Por isso é preciso deixar bem claro, não há diferença entre chope e cerveja, é a mesma fórmula e os mesmos ingredientes apenas apresentados de uma maneira diferente. 

Por tudo isso a Cervejaria CAMPINAS continua de olho no futuro com a sua “Forasteira“, uma cerveja que já nasceu premiada. Dois de seus quatro estilos ficaram entre os três melhores do Brasil no concurso brasileiro de cervejas de 2017 realizado em Blumenau. Essa premiação mostra que a Cervejaria CAMPINAS está no caminho certo. 

-> Confira os endereços de nossas Tap Houses.
-> Conheça nossa loja virtual

cerveja artesanal CAMPINAS

Mais do que trazer o nome da cidade, ela quer oferecer os melhores sabores para o mundo.

Cervejaria CAMPINAS – A melhor cerveja artesanal

www.cervejariacampinas.com.br

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades da CAMPINAS!