Não é preciso ser um chef ou um mestre cervejeiro para fazer harmonização de cerveja artesanal com pratos que combinam demais, você vai ver.

Ao fazer uma harmonização de cerveja artesanal com um belo prato você pode conseguir uma conexão única, que vai proporcionar a melhor experiência em degustar uma refeição que você já teve. É fácil, basta se concentrar em equilibrar as intensidades do prato com as da cerveja artesanal, garantindo que nenhum dos dois se sobressaia.

Segundo o mestre cervejeiro da Cervejaria Campinas, o Carlão, a harmonização pode influenciar de três maneiras o sabor dos pratos: limpando o paladar, combinando gostos parecidos e promovendo um contraste gastronômico. Tudo para alcançar um objetivo: perceber um terceiro sabor na boca, ou seja, o momento exato em que você percebe que a harmonização foi um sucesso!

Aqui estão algumas dicas para harmonizar cerveja artesanal com comidas:

  1. Equilíbrio: Escolha cervejas e pratos que tenham níveis similares de amargor, acidez ou doçura.
  2. Contraste: Combine cervejas e pratos que tenham elementos opostos, como cervejas amargas com pratos doces.
  3. Complemento: Harmonize cervejas e pratos que tenham sabores complementares, como cervejas de malte torrado com pratos de carne grelhada.
  4. Estilo: Escolha cervejas e pratos que sejam do mesmo estilo ou que tenham elementos semelhantes. Por exemplo, uma cerveja de trigo como a Legionária da CAMPINAS e uma salada de frutas.

Visão geral sobre harmonização de cerveja artesanal

Uma maneira mais simples e ampla de harmonizar cervejas artesanais com as refeições pode ser observar as quantidades diferentes de ingredientes e características gerais da cerveja. Por exemplo, quando pensamos no malte, percebe-se que ele influencia muito na intensidade do sabor. Ou seja, quanto mais intenso é o sabor do malte na cerveja, mais forte deve ser o sabor do prato.

-> Quero conhecer mais sobre os estilos da CAMPINAS.

Tap House Cerveja Artesanal CAMPINAS

Lúpulo e gordura : Melhores amigos na hora de harmonizar

A Harmonização de cerveja artesanal com comidas gordurosas é um assunto muito interessante para aqueles que apreciam uma boa refeição e uma cerveja de qualidade. Comidas gordurosas, como hambúrgueres, costelas, bacon e outros alimentos fritos, podem ser difíceis de combinar com uma bebida, mas a cerveja artesanal pode ser a solução perfeita. Além disso, o amargor da cerveja pode ajudar a neutralizar o sabor adocicado e o excesso de gordura dessas refeições.

O lúpulo traz o amargor para a bebida, por isso, com as cervejas mais amargas indica-se aquelas comidas mais gordurosas. Além disso, o lúpulo tem uma característica única: corta bem o efeito das pimentas. Isso permite que você sinta melhor tanto os sabores da refeição quanto da cerveja.

Acredite, o teor alcoólico também influencia na harmonização de pratos. Quando a cerveja tem teor alcoólico elevado, as refeições indicadas são as mais gordurosas ou de sabor acentuado. Já as pouco alcoólicas combinam perfeitamente com as sobremesas.

E a quantidade de gás que a bebida tem? Você acha que faz diferença? Faz sim. A carbonatação influencia principalmente nos pratos pesados, como cozidos e cassoulet, pois tem o poder de limpeza do paladar, e assim, consegue deixá-los mais leves.

-> Confira os endereços de nossas Tap Houses.

Outra opção é a cerveja de trigo, que tem um sabor leve e refrescante que se equilibra bem com os sabores fortes e gordurosos das comidas. A cerveja de trigo também tem uma textura cremosa e suave que ajuda a suavizar a gordura das refeições.

Por outro lado, cervejas escuras, como as Stout e as Porter, podem ser uma boa escolha para combinar com comidas gordurosas, pois têm um sabor robusto e malte torrado que se equilibra bem com os sabores intensos dessas refeições. Além disso, a acidez dessas cervejas pode ajudar a neutralizar o sabor gorduroso e a refrescar o paladar.

Vai harmonizar um menu completo, mas é um iniciante?

A sequência em que você vai servir as cervejas merece uma atenção especial, principalmente se a ideia é investir em diferentes estilos, e precisa combinar com os pratos que todos gostem, claro. Assim, o bom mesmo é começar com as mais leves tanto em sabor quanto em teor alcoólico, e então, progredindo para cervejas mais complexas e encorpadas no final.

Para começar, lembre-se, combine cervejas leves com pratos leves, assim como bebidas encorpadas com preparações mais fortes. Com isso é possível evitar que os sabores mais intensos não atrapalhem ou se sobreponham aos sabores mais leves. Siga o mesmo raciocínio para cervejas secas e doces, o início se dá pelas secas. Isso evita aquela sensação de peso no estômago ou com sono logo no início da refeição.

Aqui estão as 10 melhores harmonizações de cerveja artesanal com comidas:

  1. IPA com hambúrguer: A cerveja IPA, com seu amargor forte, combina perfeitamente com o sabor suave e gorduroso de um hambúrguer. Veja mais sobre cerveja para harmonizar com hambúrguer.
  2. Cerveja de trigo com salada de frutas: A cerveja de trigo, com seu sabor refrescante, combina perfeitamente com a acidez das frutas e o sabor adocicado da salada.
  3. Stout com sobremesa de chocolate: A cerveja Stout, com seu sabor de café e chocolate, combina perfeitamente com sobremesas de chocolate e tortas de chocolate.
  4. Pale Ale com carne de porco assada: A cerveja Pale Ale, com seu amargor equilibrado, combina perfeitamente com o sabor suave e gorduroso da carne de porco assada.
  5. Pilsner com frutos do mar: A cerveja Pilsner, com seu sabor refrescante e leve, combina perfeitamente com o sabor fresco e suave dos frutos do mar.
  6. IPA com frutos do mar: O amargor forte da IPA combina perfeitamente com o sabor fresco e suave dos frutos do mar.
  7. Weizen com pizza: A cerveja Weizen, com seu sabor adocicado e especiariado, combina perfeitamente com o sabor picante e suave da pizza.
  8. Lager com frango grelhado: A cerveja Lager, com seu sabor refrescante e leve, combina perfeitamente com o sabor suave e adocicado do frango grelhado.
  9. Stout com sobremesa de chocolate: A cerveja Stout, com seu sabor de café e chocolate, combina perfeitamente com sobremesas de chocolate e tortas de chocolate.
  10. Amber Ale com carne assada: A Amber Ale, com seu sabor adocicado e tostado, combina perfeitamente com o sabor suave e gorduroso da carne assada.

E saiba, experimentar é sempre o segredo. Faça assim para saber se a harmonização deu certo: dê uma garfada no prato, mastigue e logo em seguida beba um gole da cerveja artesanal que você escolheu, esse é o momento que o seu paladar deve ser envolvido por um resultado agradável e harmonioso.

E lembre-se de experimentar diferentes opções e descobrir o que funciona melhor para você. Não há regras rígidas para a harmonização de cerveja e comida, então sinta-se à vontade para experimentar diferentes combinações e descobrir o que você gosta.

Agora encha o seu copo ou o seu Growler e saúde!

Visite nosso site e descubra o seu estilo artesanal preferido
http://www.cervejariacampinas.com.br/blog

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades da CAMPINAS!