Cervejeiro de plantão, você só tem uma resposta… Cerveja!

Chopp ou cerveja, sabia que não existe diferença entre os dois? No Brasil, Chopp é sinônimo daquela cerveja armazenada no barril e servida com pressão.

Algumas pessoas preferem falar que é a cerveja que não foi pasteurizada, ou seja, não passou pelo processo de esterilização que confere um prazo de validade maior à bebida.

Só que não é bem assim. Muitas cervejas engarrafadas também não são pasteurizadas e outras tantas comercializadas em barril de cerveja passam pelo procedimento.

Mas como você mesmo pôde concluir… É sempre cerveja. A mesma fórmula e os mesmos ingredientes, apenas apresentados de uma maneira diferente.

Então qual a diferença entre a “cerveja engarrafada” ou “cerveja tirada da torneira”

Processo de produção: A produção de cerveja é um processo longo e complicado que envolve misturar grãos, como cevada, com água, adicionar levedura e deixar a mistura fermentar por um período de tempo. A “cerveja engarrafada” é então embalada em garrafas ou latas e vendida ao consumidor. Já a “cerveja tirada da torneira”, ou o chopp, é feito a partir da mesma cerveja embalada, mas é servido de forma diferente, com a adição de ar na hora de ser servido, o que resulta em uma textura mais espumante e refrescante.

Sabor e textura: A cerveja embalada tem um sabor mais concentrado e uma textura mais suave e consistente, enquanto o chopp tem um sabor mais suave e uma textura mais leve e espumante. Além disso, o chopp é geralmente servido mais frio do que a cerveja embalada, o que pode afetar o sabor e a textura.

Preço: O chopp geralmente é mais caro do que a cerveja embalada, já que o processo de produção é mais simples e envolve menos tempo e recursos. Além disso, o chopp é geralmente vendido em bares e restaurantes, o que pode contribuir para o seu preço elevado.

Quantidade: O chopp geralmente é vendido em quantidades menores do que a cerveja embalada, geralmente em copos de 300 a 600 ml. Isso significa que você precisará encomendar mais do que uma garrafa de cerveja para obter a mesma quantidade de bebida.

Popularidade: Embora a cerveja seja uma das bebidas mais populares do mundo, o chopp é mais popular em países como o Brasil, onde é amplamente disponível em bares e restaurantes. No entanto, a cerveja é mais popular em países como a Alemanha, onde é amplamente produzida e vendida em garrafas e latas.

Agora, afinal de contas, de onde vem a palavra Chopp?

Chopp = abreviação de Schoppen = medida de volume alemã entre 300ml e 500ml

As teorias dizem que os imigrantes alemães que chegaram ao Brasil no século XIX trouxeram consigo a tradição de consumir cerveja em copos, ou “Schoppen”. Com o tempo, a palavra “Schoppen” foi sendo adaptada para o português, tornando-se “chopp”.

A palavra “chopp” tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, e é amplamente consumida em bares, restaurantes e festas. O chopp é geralmente servido gelado e é considerado uma das bebidas alcoólicas mais refrescantes do país.

A teoria de que “chopp” é uma abreviação da palavra “Schoppen” é amplamente aceita e apoiada por historiadores e linguistas. Além disso, esta teoria explica de forma coerente a evolução da palavra alemã para o português.

Se é Chopp ou Cerveja de garrafa, isso afeta o teor alcoólico?

O teor alcoólico da cerveja pode variar de acordo com diversos fatores, como o método de fabricação, a fermentação e o armazenamento. A embalagem da cerveja também pode afetar o teor alcoólico da bebida.

Vale ressaltar que a variação no teor alcoólico entre cerveja de garrafa e chopp é relativamente pequena e não chega a comprometer a qualidade ou o sabor da bebida. O que realmente importa é o tipo de cerveja e o processo de produção utilizado, já que esses fatores podem influenciar significativamente na percepção de sabor e aroma da bebida.

Agora tá explicado a diferença entre chopp e cerveja?

Não se importe mais com chopp ou cerveja, é só pedir sua cerveja preferida. Seja da garrafa ou do barril!

Se for uma cerveja artesanal da Cervejaria Campinas, melhor ainda.

cerveja artesanal CAMPINAS

Que tal dar uma olhada em nosso site e ver o tema desse texto aplicado em nossos estilos? Acesse: https://www.cervejariacampinas.com.br

E se der vontade de comprar online na hora, acesse nossa loja virtual: https://loja.cervejariacampinas.com.br/

Assine nossa newsletter e receba promoções e novidades da CAMPINAS!